quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias

O uso da Internet na educação vem revolucionar o sistema de ensino. Acaba com as aulas massantes, cansativas, entediantes com professor falando o tempo todo e alunos quase sempre dormindo durante as aulas e passam a ser mais dinâmicas, onde o professor é mais um organizador, orientador do que mesmo um educador. Porém, é necessário que o educador esteja preparado para fazer um bom uso deste instrumento de trabalho que é um verdadeiro meio de ensino-aprendizagem.


Com tantas informações disponíveis, o educador precisa reaprender a ensinar e saber gerenciar o espaço a ser utilizado para o aprendizado de seus alunos. Poderá estender suas aulas para além da sala de aula, sendo parte delas em espaço presencial, parte virtual e até mesmo à distância. Para tanto, o orientador passa a ser um verdadeiro maestro (como é chamado o professor em espanhol) que sabe reger em “vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora” - José Manuel Moran.

A sala de aula com vídeo, DVD, computador com acesso a Internet e projetor multimídia para apresentação etc serve mais como ponto de apoio, socialização, orientação, apresentação de trabalhos, pesquisas, estímulo ao conhecimento, debates intelectuais entre outros.

Por outro lado o uso de laboratório conectado à Internet iguala o conhecimento dos alunos pois existem aqueles que não têm acesso a esta ferramenta e por isto não sabe utilizá-la. É importante que o professor os levem ao laboratório para que todos saibam pesquisar, colocar seu trabalho na internet através de Blogs, chats, fóruns etc.

Por último, temos o ambiente virtual de aprendizagem onde os alunos que agora dominam a internet trabalham à distância no sentido de complementar o aprendizado em sala de aula e mais do que nunca, regidos à distância por professor capacitado.

Portanto, o educador tem que estar sempre aprendendo não só a sua disciplina como também as ferramentas que a Internet fornece para poder orientar de maneira eficaz aos seus alunos.

http://www.eca.usp.br/prof/moran/espacos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário